Created with Sketch. Created with Sketch. Created with Sketch. Created with Sketch. Created with Sketch. Created with Sketch. Created with Sketch.

Novo catálogo de arquitetura sustentável e saudável da KNAUF

O principal compromisso da KNAUF é oferecer melhorias em todos os produtos e sistemas para, desta forma, contribuir para atingir edifícios responsáveis pelo meio ambiente e a saúde, e fazê-lo continuamente em todos os processos, desde a extração de matérias-primas até à entrega e colocação em obra dos produtos.

Por estes motivos, apresentamos o novo catálogo de arquitetura sustentável e saudável:

http://www.live-place.com/content/uploads/2022/04/Catalogo-ARQUITETURA-SUSTENTAVEL-E-SAUDAVEL-1.pdf

Um guia de consulta onde pode encontrar os princípios que compõem o modelo de sustentabilidade da KNAUF. Onde se aborda diferentes tópicos, tais como:

ARQUITECTURA SUSTENTÁVEL E SAUDÁVEL – Compromisso com a arquitetura sustentável

Os objetivos da sustentabilidade ambiental são a obtenção do equilíbrio social, económico e meio ambiental para assegurar uma continuidade do futuro. Para isso, a arquitetura também deve ser sustentável, e para que uma arquitetura seja sustentável deve considerar o impacto ambiental que vai ter um edifício ao longo do seu ciclo de vida, a partir do processo de obtenção das matérias-primas e a sua transformação, passando pela construção do edifício e a sua utilização, até no fim da sua vida útil com a sua subsequente demolição e gestão dos resíduos resultantes.

CASA PASSIVA – Edificação eficiente com quase zero consumo, confortável e económicamente possível.

Os edifícios passivos combinam elevado conforto interior com consumo de energia muito baixo. Trata-se de edifícios com elevado grau de isolamento, um rigoroso controlo de pontes térmicas e infiltrações de ar indesejada, caixilharia de qualidade superior e um aproveitamento ideal da luz solar para obter o contributo necessário para o seu ar condicionado sem a necessidade de recorrer a outro sistema, enquanto a ventilação realiza-se mecanicamente através de um recuperador de calor.

CRADLE TO CRADLE – O circuito dos produtos e sistemas

A certificação Cradle to Cradle Certified® é uma reconhecida metodologia para poder medir o grau de segurança, sustentabilidade e fluxo dos produtos. Esta certificação considera cinco categorias: a saúde do material, a sua reutilização, a quantidade e gestão da energia incorporada e CO2 associado, a gestão da água usada e a sua equidade social. Para cada uma das categorias acima existem cinco níveis de certificação, Básico, Bronze, Silver (Prata), Gold (Ouro) e Platinum (Platina). A certificação final do produto será a do nível mínimo concedido a uma das categorias.

Saiba mais aqui: https://www.knauf.pt/sostenibilidad/cradle-to-cradle

KNAUF E AS CERTIFICAÇÕES DE SUSTENTABILIDADE – Contribuição para obtenção de excelentes pontuações

Os certificados de sustentabilidade validam que um edifício foi projetado e construído de acordo com critérios que garantem a sustentabilidade nas categorias que têm a ver com todo o ciclo de vida do edifício, incluindo energia, água, o tipo e origem dos materiais, bem como o seu ciclo de vida, e conforto térmico, iluminação e acústica interiores. Estes certificados são voluntários, os mais considerados são LEED, BREEAM e VERDE que se focam mais na sustentabilidade dos edifícios, e a WELL que esta a ser implementada pelo seu maior foco na saúde. A Level(s) apesar de não ser uma certificação, está a ser estabelecida como referência europeia para avaliar a eficiência dos edifícios. A Knauf tem produtos sustentáveis que contribuem para aumentar a pontuação para a obtenção destes certificados.

Saiba mais aqui: https://www.knauf.pt/sostenibilidad/contribui%C3%A7ao-para-os-edificios-sustentaveis

SISTEMAS DESTACADOS DE SUSTENTABILIDADE – Placas perfuradas Knauf Cleaneo Akustik e Knauf Danoline Cleaneo

As placas perfuradas Knauf Cleaneo Akustik e Knauf Danoline Cleaneo destacam-se pelo seu efeito purificador de ar e pelo seu elevado desempenho no condicionamento acústico. O seu efeito purificador baseia-se numa rocha microporosa natural, zeolite, que permite reduzir a concentração de contaminantes em espaços fechados.